Por Camyle Macatrão
Nas passarelas do calçadão de Imperatriz, músicas que ecoam de diferentes alto-falantes das lojas misturam-se e criam um ruído sonoro típico do local. A estratégia de apostar na música vai além do entretenimento. Para muitos lojistas, ela se tornou uma ferramenta essencial de venda, o som faz parte do ambiente atraindo e acolhendo os fregueses.
O gerente das Lojas Noroeste, Valdo, explica que a música tocando é parte fundamental para uma boa venda “Sempre tem algo tocando na loja. A música envolve os clientes, eles associam o som a promoções ou a coisas especiais”, afirma. Segundo o gerente, em épocas de grandes datas ou promoções a empresa costuma contratar DJs que ficam tocando durante o horário de funcionamento da loja atraindo os clientes que estão passando pelas passarelas agitadas do calçadão.
No entanto, As Lojas Noroeste são apenas um exemplo entre muitas outras que investem nesse recurso antigo, mas ainda eficaz, bastante explorado no comércio popular. As Lojas Marisa, por exemplo, utilizam a música há bastante tempo e contam até mesmo com a sua própria rádio interna A Rádio Marisa transmite músicas, informações e propagandas, ritmos já conhecidos pelos funcionários e clientes apostando em músicas brasileiras calmas ou pop internacional. Rafaelma Silva é atendente da loja a cerca de 2 anos e assegura ‘’ a radio cria um clima agradável para o cliente que está comprando e para quem está trabalhando também, trabalhar com música é bem melhor ‘’ para complementar a experiência a rádio marisa está presente na plataforma spotify com todas as músicas tocadas na rádio interna
No Calçadão de Imperatriz, esse recurso já faz parte da identidade do local, a estudante de pedagogia,Eugenia, é natural de Tocantinópolis afirma que sempre que passa pelo calçadão percebe ‘’ aqui sempre tem algum ritmo tocando, a música favorece para que o cliente fique mais tempo , torna o estabelecimento mais agradável e acessível’’
Os sons que preenchem o calçadão são maneiras que o comércio local encontrou de diferenciar-se da concorrência, não são apenas pano de fundo, mas sim parte de um planejamento para conquistar o cliente pelo ouvido e, consequentemente, pelo bolso.