Por: Virna Águida
Defendido pelo vereador Célio Henrique (PTB) e aprovado no último dia 3, o Programa de Prevenção às Drogas Infanto Juvenil (PRODIJOS), tem o objetivo de prevenir o uso de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes. Segundo o vereador Célio Henrique, a criação do projeto nasce a partir da ideia do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), um programa de prevenção e combate às drogas destinado para o público infanto juvenil na cidade de Imperatriz. O Prodijos nasce com base na ideia de criar um programa municipal voltado para prevenção e combate às drogas, na tentativa de diminuir o abuso de entorpecentes.
Previsto no Projeto de Lei, o programa é constituído por três eixos, sendo eles:
– Educação e Conscientização: Palestras, oficinas e rodas de conversa em escolas e comunidades sobre os riscos do uso de drogas, com a participação de psicólogos, educadores e profissionais de saúde;
– Cultura, Esporte e Lazer: Organização de atividades culturais e esportivas, como eventos esportivos, torneios, workshops e apresentações artísticas, visando fortalecer os laços comunitários e oferecer alternativas saudáveis de lazer aos jovens;
– Apoio Psicossocial e Familiar: Ações de orientação e acolhimento psicossocial para crianças, adolescentes e suas famílias, com o apoio de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais.
Segundo dados da prefeitura de Imperatriz, na cidade existem cerca de 20 mil usuários que sofrem com a dependência química. “Há um crescimento alarmante da violência na nossa cidade, as facções que hoje é a realidade no Brasil, também é na nossa cidade de Imperatriz”, diz o vereador, justificando a importância da criação do programa. “Muitas crianças e adolescentes ingressando pro mundo do crime, diariamente são dezenas de pessoas presas e muitas vezes tem crianças envolvidas com as facções, com os assaltos, com existe uma urgência da volta de um programa como esse voltado para a prevenção e combate às drogas”, concluiu.
Em Imperatriz existem outras iniciativas voltadas para o mesmo tema, como é o caso dos Escoteiros Cristãos, criado pela igreja evangélica. E o grupo Desbravadores, organizado pela igreja adventista. O programa Bombeiro Mirim, ligado ao corpo de bombeiros militares do Maranhão. Para Célio Henrique, esse cenário de dependência química em Imperatriz envolvendo crianças, adolescentes e jovens, é “muito grave e precisa ser feita uma ação por parte do poder público urgentemente”.
Início do Programa PRODIJOS:
A indicação do projeto foi aprovada e vai para a sanção do prefeito eleito em Imperatriz, Rildo Amaral (PP). Sendo o responsável por aprovar ou vetar o programa, quando assumir posse da prefeitura. ‘Se o prefeito abraçar, será um braço muito forte na Secretaria de Segurança, que é uma secretaria que o prefeito está criando”, conclui o vereador.