Por: Elizangela Almeida
A coordenadora do Cursinho Social do PET e professora do curso de Engenharia de Alimentos, Adriana Crispim falou sobre a prova de Matematica, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da importância do aluno de baixa renda fazer um Cursinho Preparatório. A última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio aconteceu no último domingo (10). A prova mobiliza milhares de estudantes em todo o Brasil, com muitos buscando oportunidade de estudo gratuitas para se prepararem.
O projeto de extensão Cursinho social Enem 2024 surgiu durante o ano de 2020, já está em sua 5º edição e vem aprovando cada vez mais alunos de baixa renda a se prepararem para a aprovação no Exame e darem entrada nos curso dos sonhos em Instituições de Ensino Superior e privadas.
A professora relatou que, no Ceará, teve acesso a cursinhos gratuitos organizados por professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), “Eu sei que dá muito certo, porque minha formação foi a partir da aprovação no processo seletivo em 2000, no vestibular da UFC para Engenharia de Alimentos”, lembrou. Esse histórico foi crucial para a criação do Cursinho Social do PET na UFMA.
Dificuldades e Resultados
João Victor, participou do aulão do cursinho social do ENEM que aconteceu no último sábado (09) e realizou o exame do Enem. Para ele as questões de Matemática e Física foram muito difíceis: “De todas as edições de exame que eu já fiz, essa foi a mais complicada”, relata.
Participar de um Cursinho Preparatório representa uma prestação de contas da universidade para a comunidade. “Estamos aqui para fazer nossa parte, e muitos dos alunos do cursinho voltam para universidade matriculados em curso como Jornalismo, Ciências Biológicas e outros. Queremos continuar com as próximas edições e atingir ainda mais pessoas “, finalizou Crispim.