Comerciante analisa crescimento da avenida Pedro Neiva

Lucimarques Silva

Transformação urbana e sucesso comercial na perspectiva de Ismaildo Leite

Inaugurada em 17 de dezembro de 2012, a avenida Pedro Neiva de Santana, que conecta os municípios de Imperatriz e João Lisboa, tornou-se um dos principais pontos de convivência da região. Atualmente, é conhecida como um destino popular para bares e restaurantes, atraindo moradores de toda a cidade. Inicialmente uma importante via de mobilidade urbana e parte da MA-122, que segue até Amarante, passando por João Lisboa, Senador La Rocque e Buritirana, transformou-se em um centro de entretenimento. Esse processo contribuiu para o crescimento econômico e cultural das cidades vizinhas.

De acordo com Ismaildo Leite, que está no local desde antes da inauguração, em dezembro de 2012, sua trajetória teve um início modesto: “Comecei trabalhando com uma bicicleta cargueira e, aos poucos, fui crescendo. Fui um dos primeiros comerciantes no setor de alimentos na região”, relembra. Ao longo dos anos, ele testemunhou e participou da transformação  de um dos principais centros de lazer da cidade. “É gratificante ver o quanto tudo evoluiu e como a área se tornou uma oportunidade para tantos empreendedores”.

Avenida Pedro Neiva cresceu muito, na perspectiva de quem estava ali desde o seu início (foto: Kelly do Blog)

Ismaildo ainda lembra que a via era bem diferente da atual. “Quando cheguei aqui, a Pedro Neiva não tinha quase nada. Era bem parada, e à noite não dava para trabalhar, era mais durante o dia. Eu insistia até 6, 7 horas da noite”, conta. Apesar das dificuldades, sua persistência foi essencial para consolidar seu negócio, que cresceu junto com a rua. “O segredo é a qualidade do produto”, garante.

Quando questionado sobre o segredo do seu sucesso, Ismaildo diz que oferecer lanches bem- preparados e manter um padrão de excelência desde o início foi fundamental para conquistar os clientes e se manter competitivo ao longo dos anos. “Estou conquistando meus clientes pelo sabor. Vendo bastante, mas aqui é preciso ser criativo para não ser apenas mais um no meio dos outros”, acrescenta.

Evolução da avenida

Nos últimos três anos, segundo o comerciante, a situação melhorou ainda mais para os empreendedores locais. “Hoje, não importa de onde você esteja falando, qualquer comerciante vai mencionar a Pedro Neiva de Santana. Participamos de reuniões, e a tendência é continuar crescendo”, afirma.

Esta matéria faz parte do projeto da disciplina de Redação Jornalística do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz, chamado “Meu canto também tem histórias”. Os alunos e alunas foram incentivados a procurar ideias para matérias jornalísticas em seus próprios bairros, em Imperatriz, ou cidades de origem. Essa é a primeira publicação oficial e individual de todas, todos e todes.