Basta entrar pela porta principal do Centro de Convenções que fica constatado que a 22ª Fecoimp é a maior feira multissetorial do Norte-Nordeste. É que os expositores estão oferecendo um verdadeiro show de diversidade de produtos e serviços. São cerca de 240 estandes de diversos segmentos do mercado e de todos os portes empresariais. A diversidade de produtos e serviços traz uma experiência única ao visitante, que pode degustar uma pipoca artesanal, explorar o universo do sexshop ou saborear um gin maranhense, tudo no mesmo lugar, além de muitas outras novidades de múltiplos segmentos.
O artesanato maranhense é um dos destaques da feira. Artesãos de diversas regiões do estado expõem seus trabalhos, como peças em cerâmica, madeira, palha, tecido, linha e lã. É o caso da empreendedora Elisângela Moraes, proprietária da Eli Artesanato.
Elisângela conta que é artesã há 20 anos e que levou seus produtos para a Fecoimp para conseguir divulgar mais o seu produto. “Estou gostando das vendas. É a segunda vez que participo da feira e estou adorando o resultado de vendas”, conta.
Trazendo para a feira peças produzidas em couro, como cintos e carteiras, o gestor Lamyr Miranda conta que “a empresa nasceu em Imperatriz e já tem 40 anos de mercado. Estamos sempre levando nossos produtos a diversas feiras do Brasil e aqui estamos tendo um resultado ótimo”.
Os amantes da boa gastronomia podem saborear as delícias da culinária maranhense e de outras regiões do país. A feira conta com um espaço dedicado à alimentação, onde é possível encontrar desde hamburgueria, até sorvetes. Na Fecoimp tem sido assim, passeando pelos espaços turismo e gastronômico ou entre os expositores do pavilhão principal, os visitantes podem se deparar com uma infinidade de produtos que vão desde alimentos ou itens feitos à mão, como artesanatos, até produtos de alta tecnologia como veículos etc. Sempre pode ser uma oportunidade que o visitante esperava para realizar um bom negócio.
A Fecoimp 2024 conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), além da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Bradesco, Credishop, Equatorial Energia, Suzano, Valor Logística Integrada (VLI), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Governo Federal. O evento tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Prefeitura Municipal de Imperatriz e Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Maranhão), Marinha do Brasil, Aeronáutica, 50ºBis e Exército Brasileiro.
A Programação Cultural na XXII Fecoimp é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio da Equatorial, apoio da Arte e Vida, realização da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.