Time de basquete sobre rodas reclama da falta de apoio em Imperatriz

Foto: Reprodução/ Instagram Cenapa

Por Saiury Lima

O time de basquete para cadeirantes representado pela Associação de Pessoa com Deficiência do Centro de Assistência Profissionalizante (CENAPA), enfrenta um cenário de carência quanto à visibilidade e falta de apoio para promoção do esporte sobre rodas em Imperatriz.

Edilson Vieira, capitão do time de sobre rodas, destaca que a escassez de patrocínio por parte do poder público é um fator decisivo para o reconhecimento da equipe ” O nosso principal obstáculo é a falta de patrocínio e também de apoio. Isso dificulta muito o crescimento e também o reconhecimento do esporte local para as pessoas com deficiência”, comenta Edilson.

Além disso, a falta de investimento por parte de patrocinadores e instituições tem dificultado a aquisição de equipamentos adequados, treinamento qualificado e a participação em competições regionais e nacionais.

João Batista,  presidente da Associação e membro do time destaca a necessidade de infraestrutura adequada para os treinamentos e atração de novos participantes” Nós precisamos de um local adequado para realizar os treinos e acolher novos membros, não apenas para o basquete, mas para o esporte como um todo”, finaliza João Batista.

A ausência de divulgação acerca das iniciativas esportivas colabora com a conscientização e a compreensão das oportunidades disponíveis para indivíduos com deficiência. De acordo com a equipe, este fator limita o potencial de participação e engajamento do meio esportivo inclusivo.

Mais detalhes sobre programas que incentivam a prática esportiva e atividades físicas podem ser acessados através do aplicativo Conecte SUS. Desenvolvida pelo Ministério da Saúde, a plataforma busca unificar informações de saúde dos cidadãos, oferecendo também informações sobre iniciativas ligadas ao esporte.

Acesse o link: https://conectesus.saude.gov.br/home