Quando me vi mãe de primeira viagem – e que viagem!

Ser mãe já uma missão quase impossível e ser mãe de primeira viagem então, nem se fala! o medo bate, a descoberta da gravidez é assustadora e ao mesmo tempo gratificante e prazerosa, a mudança no corpo, no emocional entre tantas outros acontecimentos.

Muita coisa muda na vida da mulher após se tornar mãe, conversei com três jovens mães sobre suas vidas após a maternidade

A difícil tarefa de educar um filho

Luzia levando sua filha Mel para a escola – Foto: arquivo pessoal

Para Luzia Dayane Tavares, 28 anos, mãe da Louise Mel de 8 aninhos conta que a gravidez foi planejada em conjunto com seu esposo e que descobrir que estava gravida foi muito prazeroso e que logo que contou para seu esposo, ele já saiu espalhando a notícia para o restante da família. Sobre o momento do parto Luiza conta que passou dois dias indo e vindo para o hospital sentindo dores leve para ter a Louise, ´´tive que ser parto cesariano, foi um parto tranquilo´´, diz Luzia.

Ela relata que teve um pouco de medo porque sabia que a maternidade não é fácil, “é linda mas não é fácil”, ainda mais quando se tem uma rede de apoio mínima. Desde que se tornou mãe, Luiza diz ter feito o seu melhor para ser mãe o mais presente possível na vida da minha filha.

“Um dos maiores desafio que encontrei desde que tive a Louise foi e está sendo educar, Louise tá na fase de ir pra escola onde fica longe dos nossos olhos, longe de tudo que julgamos ser é certo ou errado, convivendo com crianças que possuí educações diferentes da qual ensinamos em casa, e logo ela chega falando palavras que não falamos no nosso dia a dia, fazendo birra que ela ver fora e pensa que é normal… então a educação está sendo muito difícil”.

Yasmim e seu filho Bernado – Foto: arquivo pessoal

Ser mãe é ter uma força que é inexplicável

Já a Yasmim Alexandra Araújo de 26 anos, mãe de Caio Bernardo de 10 meses conta que foi difícil no começo, e que não foi uma gravidez planejada, mas a aceitação foi rápida.

“A maternidade está sendo transformadora pois todos os dias eu descubro uma nova versão de mim como mãe. Minha maior dificuldade foi com certeza a amamentação. Meu parto foi bem difícil meu filho nasceu de 37 semanas, ao nascer foi direto para o oxigênio. Então foi algo bem doloroso para mim porque quando ele nasceu eu não tive contato com ele, tive medo do que podia acontecer, mas graças a Deus deu tudo certo”. Ser mãe é uma tarefa bem difícil, mas a gente sempre dá um jeito! Mãe tem uma força que é inexplicável. Diz Yasmim Araujo.

Tudo por um bem maior que é o futuro do meu filho.

Ana Karolynna e seu filho Pedro Kauan – Foto: arquivo pessoal

Segundo a estudante universitária Ana Karolynna Santos, 24 anos, mãe de Pedro Kauan de 1 ano e 10 meses, “descobrir a gravides e foi um misto de sentimentos, um pouco de medo e felicidade ao mesmo tempo”. A maternidade para ela tem sido maravilhosa, segundo ela, cada dia aprende uma coisa nova, e que é algo que não tem como explicar, só sentir. “O maior desafio foi ter que aceitar a mudança do meu corpo, e com a amamentação no início que foi muito difícil, o peito doía demais, porém logo depois foi melhorando e hoje é só alegria. Pedro veio ao mundo por parto cesáreo, mas por incrível que pareça foi bastante tranquilo, a única coisa que eu senti foi um pouco de medo da anestesia. Não é uma tarefa fácil, conciliar os dois, maternidade e estudos, as vezes é se virar nos 30, mas estamos aí na luta”, tudo por um bem maior que é o futuro do meu filho. conta Ana Karolynna Santos.