Redes Sociais distraem as mães diz pesquisa realizada pela Highligts

Uma pesquisa realizada pela Highlights, uma revista infantil norte-americana, com 1.521 crianças de 6 a 12 anos, o resultado foi que 62% das crianças reclamam que as mães estão distraídas demais para ouvi-los. Os celulares são os principais responsáveis por isso. Em 28% dos casos, pais e mães estavam tão entretidos com o aparelho que mal prestavam atenção aos filhos.

Em imperatriz é possível perceber que essa é uma realidade presente no dia a dia, do relacionamento entre mães e filhos, e por isso é necessário serem tomados alguns cuidados para que as novas tecnologias não tenham um impacto drástico no relacionamento familiar.

A Psicóloga Poliana Nunes afirma ‘’ É sempre importante os pais estarem monitorando as redes sociais dos filhos, ainda mais se for de menor, botar uma rotina especificando, pois, e sempre bom essa questão da rotina, para os filhos estabelecerem o horário para usar o celular. Até que ponto pode usar o celular, o que pode acessar, então tudo e acordo entre mãe e filho entre pais e filhos relacionado as redes sociais. É claro que a gente vive em um meio tecnológico, então não tem como você retirar por completo os aparelhos celulares das mãos de crianças, pois em um momento o outro ela vai acessar, então se é dessa criança ou adolescente acessar escondido, acessar na rua por meios ilegais, escondido dos pais, melhor acessar com o monitoramento dos pais, com o consentimento dos pais pois o adolescente vai se sentir seguro, por esta em um ambiente que passa proteção, segurança e cuidado para não deixar seu filho ficar muito tempo nas redes sociais, pois pode levar a doença.’’  

Cida Alves moradora do Sebastião Regis afirma’’ eu gosto de usar o WhatsApp quando elas não estão em casa, quando estão para a escola ou quando estou no serviço, eu uso muito para saber como minhas filhas estão’’.  Ela afirma que as redes sociais não prejudicam o seu relacionamento com as suas duas filhas, pois ela gosta de usar as redes sociais somente quando as filhas estão longe dela.

Sabemos que muita família tem sofrido com a falta de comunicação dentro de casa, pois muitas pessoas andam distraídas e totalmente viciadas nas redes sociais, desvalorizando a sua própria família por causa das novas tecnologias, como afirma Maria de Jesus’’ meu filho não se comunica mais comigo, pois está sempre ligado nas redes sócias como Instagram e WhatsApp ele se comunica mais com amigos virtuais do que com a sua própria família’’.

O jovem Marcos Alexandre afirma’’ estou muito viciado nas redes sócias, passo a maior parte do dia dentro de casa, acessando o Instagram, WhatsApp, vendo vídeos do Youtube, isso tem consumido muito o meu tempo, e tenho deixado de se comunicar mais com minha mãe, ela reclama direto sobre isso, mais não consigo me liberta’’.

Foto: Cilda Alves e suas duas filhas Acervo Pessoal