Por Julie P. Sá
Na contramão do aumento da população, as agências bancárias vêm diminuindo ao longo dos últimos anos. O Brasil terminou 2021 com 2.351 agências a menos do que o registrado no início da pandemia, segundo dados do Banco Central (BC). Impulsionado pela pandemia da Covid-19, o atendimento bancário é cada vez mais digital. Aplicativos de inteligência artificial que respondem dúvidas, simulam crédito pessoal e demais serviços, são ferramentas que os bancos implantaram para acelerar a conversão digital.
Em Imperatriz, a agência Bradesco 6299, localizada na rua Godofredo Viana, 710, por exemplo, encerrou seu atendimento nesta última sexta-feira, dia 18/11/22. Os clientes foram informados através do aplicativo e e-mails que a partir do dia 21, segunda-feira, deverão dirigir-se à agência localizada na Avenida Getúlio Vargas, Bradesco 460, para darem continuidade ao processo de transição das contas, atualizações cadastrais e solicitação de novos cartões.
Segundo Cássio Valdenor, diretor do Sindicato dos Bancários, Regional de Imperatriz, esses fechamentos impactam diretamente na qualidade do serviço oferecido aos usuários. ‘’Os clientes serão direcionados a outros locais de atendimento, que já se encontram cheios em dias de pagamento, por exemplo. E os clientes mais atingidos são aqueles que não têm acesso ao sistema online do banco e precisam recorrer ao atendimento presencial’’ diz o sindicalista.
Assim como a maior parte das contas, o quadro de funcionários da agência 6299 foi transferido para a agência 460.”Quem sofre mais com essas mudanças, sem dúvidas, são os funcionários. Porque terão que se deslocar à outras localidades mais distantes, ou mesmo a outros municípios, provavelmente os novos postos de trabalho. Haja vista que a cidade de Imperatriz, com essa quantidade ínfima de agências, não tem capacidade para manter e alocar esses funcionários dentro da cidade. Além de que, cedo ou tarde, esses funcionários vão ser demitidos. ”, relata.
O fechamento de agências, via de regra, vem acompanhado de demissão de profissionais. ‘’A realidade é essa, cortar postos de trabalho e priorizar mais os seus meios de atendimento digital’’, complementa o diretor do sindicato. ”Os funcionários que não forem demitidos, sofrerão com o acúmulo de funções, a sobrecarga de trabalho, extrapolação do horário de trabalho, agravando o quadro de adoecimento em razão do trabalho da categoria que já se demonstra grave e urgente. Pois, mesmo que os postos de trabalho diminuam, as cobranças e metas abusivas, continuam aumentando”, conclui. Cássio afirma ainda que o argumento de que esses fechamentos são em razão da crise que o Brasil e o mundo vêm enfrentando nos últimos anos não se sustenta, já que os bancos no Brasil registraram lucros de R$ 132 bilhões em 2021. O valor é 49% superior ao registrado em 2020, segundo dados obtidos no Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado pelo Banco Central (BC).