57% dos diagnósticos de câncer em Santo Antônio dos Lopes são no colo de útero

Guilherme Carneiro

Mais da metade, precisamente 57%, dos diagnósticos de câncer em mulheres na cidade de Santo Antônio dos Lopes é de colo de útero. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a assistente social Maiara Elena da Silva Costa, que trabalha no setor do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Santo Antônio dos Lopes, existem 13 casos oncológicos no município da cidade, sendo eles, 7 mulheres e 8 homens.

O câncer do colo de útero, também chamado de câncer cervical, é responsável por mais da metade dos diagnósticos femininos na cidade e é causado por infecções que geram alterações celulares até evoluir para um câncer.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) houve 6,596 mil mortes no país de 2019 por procedência do câncer do colo do útero. No dia 8 de abril foi instalado como o  Mundial de Combate ao Câncer, na tentativa de alertar para o diagnóstico precoce da doença. A principal forma de prevenção contra o colo do útero continua sendo a vacina contra HPV e o uso de preservativos sexuais.

A dona de casa Maria do Socorro Oliveira, de 54 anos, enfrentou o câncer de colo do útero aos 49 anos de idade. Ela diz ter sido uma luta difícil, mas que conseguiu sair vitoriosa.