18ª edição do Salimp desperta interesse pela leitura

 

Visita de estudantes ao salão do livro. (crédito: Renara Lima)

Por: Renara Lima

Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP), desperta o interesse pela literatura em jovens que frequentam o evento. Promovido pela Academia Imperatrizense de Letras, o evento já se configurou como a mais importante feira literário-cultural do Maranhão e uma das mais destacadas do Norte-Nordeste. 

Para o estudante Victor Hugo da Conceição, 16, que fez a primeira visita ao local, a diversidade de obras expostas, despertou seu interesse pela leitura. “Está sendo minha primeira visita ao Salimp e estou gostando de tudo, ver esse tanto de livro nos estandes, principalmente as histórias em quadrinhos, me faz querer começar a manter o hábito de leitura ativo, mesmo não sendo muito frequente”, disse Victor Hugo. 

O salão do livro também pode ser um lugar de descobertas. Para a estudante Ana Luiza Silva, 15, o Salimp deu a ela um despertar e mostrou como a literatura pode ser variada e diferente, mesmo para aqueles que nunca tiveram contato recorrente com a leitura, podem acabar achando algo que gostem. 

“Confesso que meu contato com livros é bem pouco, não me interesso muito, mas chegar aqui e olhar vários títulos diferentes me faz querer ler mais, inclusive já comprei 2 livros”, contou Ana Luiza. 

De acordo com a organização do evento, o salão do livro de Imperatriz tem como objetivo estimular a cultura na região, com palestras, oficinas, eventos musicais, exposições, debates e gincanas culturais. É interesse também do SALIMP impulsionar o mercado literário e estimular jovens e adultos ao hábito de ler.

O Salimp acontece entre os dias 08 a 16 de novembro, no Centro de Convenções. Devido a pandemia da Covid-19, o evento teve uma breve pausa, mas em 2022 voltou com força máxima, apresentando títulos diversos com mais de 30 estandes e exposição de obras para todas as faixas etárias. 

Para mais informações acesse o site salimp.com.br e confira a programação.