17 anos de Simcom: conheça as transformações da identidade visual do evento ao longo dos anos

Conheça a identidade visual de todas as edições do Simpósio de Comunicação da Região Tocantina

Por Saiúry Lima e Sophia Becker

O Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM) está se preparando para mais uma edição repleta de história e significado. Ao longo dos anos, este evento tem se firmado como um ponto de referência para profissionais e entusiastas da área, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos.

Neste ano, para ressaltar a importância do SIMCOM, convidamos você a embarcar em uma viagem no tempo, explorando todas as identidades visuais utilizadas desde a primeira edição até a atual. Cada design, cor e elemento gráfico escolhidos refletem não apenas a evolução estética do evento, mas também a sua busca incessante por inovação e relevância no cenário da comunicação.

I Edição, aconteceu no ano de 2007

Na primeira edição, foram utilizadas as cores azul claro e branco em forma de espiral no fundo. O logo (item composto pelo símbolo e tipografia) é na cor verde claro, acompanhado de itens presentes no jornalismo: microfone, notebook, câmera e livro. Remete às diversas atividades desenvolvidas pelo jornalista. Os quadros foram disponibilizados pelo Acervo de jornalismo da UFMA, Campus Imperatriz.

II Edição, aconteceu no ano de 2008

Na segunda edição, a escolha de cores foram dois tons de azul e o branco. A logo trazia uma imagem de uma figura humana com fotografias, fazendo alusão às memórias, também em tons de azul mais claro.

III Edição, aconteceu no ano de 2009

A terceira edição usou a cor verde em predominância para ligar a temática de Jornalismo e Meio Ambiente, com composições em amarelo, laranja e preto para representar o planeta Terra.

IV Edição, aconteceu no ano de 2010

Além das cores claras, o ícone utilizado na IV edição do SIMCOM lembra um neurônio do corpo humano, algo essencial nele, assim como o jornalismo na construção da sociedade. Como é a vida social formada por vínculos e ligações.

V Edição, aconteceu no ano de 2011

Em 2011, a identidade visual do Simpósio foi representada por três ícones presentes no ciberjornalismo: a internet, com a sua instantaneidade, uma lupa com a arroba, lembrando o trabalho de apuração jornalística e dois balões, pois a comunicação, o diálogo em si, é frequente e crucial no mundo do Jornalismo.

VI Edição, aconteceu no ano de 2012

O principal elemento da edição VI do Simpósio destaca a máquina de datilografar com cores neutras, e outros componentes como câmera, microfone e antena. A predominância do azul está apenas na fonte escolhida.

VII Edição, aconteceu no ano de 2013

A 7° edição destacou em sua logo os elementos do rádio, com antenas, microfone e o aparelho em si. As cores desta edição foram predominadas por tons terrosos que lembram o rádio e no cartaz uma alusão a uma onda sonora em modelo circular.

(Arquivo pessoal)

VIII Edição, aconteceu no ano de 2014

A 8° edição trouxe em sua identidade visual os objetos que proporcionam um olhar de diversas possibilidades relacionadas às áreas do jornalismo, com um tom de azul claro colocado em um papel que preenche quase toda a folha e nas laterais uma moldura em preto que remete a predominância do negrito na escrita principal.

(Arquivo pessoal)

IX Edição, aconteceu no ano de 2015

Nas imagens, os braços dos jornalistas não estão em formato realístico, mas abstrato, em conformidade com a temática, mostrando os seus “Descaminhos” do Jornalismo e política.

X Edição, aconteceu no ano de 2016

Além dos tons ligados às práticas tecnológicas como as cores cinza, verde, azul e amarelo queimado, a 10° edição destacou a antena para simbolizar os desafios e transições dos modelos jornalísticos.

XI Edição, aconteceu no ano de 2017

O logo é um balão que lembra as notificações de aplicativos de redes sociais, estampado com vários círculos coloridos, remetendo às experiências apresentadas nos produtos midiáticos.

XII Edição, aconteceu no ano de 2018

Os números romanos “II” fazem referência ao edifício do Palácio do Planalto, localizado em Brasília – DF, sede do Poder Executivo Federal. O logo está de acordo com a temática “Interfaces da Comunicação e Política”.

XIII Edição, aconteceu no ano de 2019

Nessa temática relevante, foi colocado o perfil de três pessoas, uma pessoa com o símbolo utilizado pela comunidade LGBTQIA+ em referência às discussões sobre gênero; uma mulher negra em referência às discussões sobre raça e um homem; acredita-se que é um operário, para as discussões sobre classe. Abordando essa temática para pensar a comunicação nelas.

XIV Edição, aconteceu no ano de 2020

A pandemia de covid-19 foi utilizada através de elementos que ilustraram a edição XIV. Devido ao momento de sensibilidade mundial esta edição do SIMCOM abordou através de sua temática a importância do jornalismo no contexto pandêmico.

XV Edição, aconteceu no ano de 2021

A predominância dos tons de verde é a marca da 15° edição do simcom, que ilustra uma logo imersa nas redes, principalmente no telefone, trazendo a ideia das fake news.

XVI Edição, aconteceu no ano de 2022

A 16° edição ilustra ícones que fazem alusão ao mercado de trabalho, com ferramentas como microfone, caneta e o click, relacionando a era da Internet. Com tons em amarelos e azul escuro.

(Imagem baixada pela página do SIMCOM no Facebook)

XVII Edição, acontecerá em dezembro desse ano

Neste ano, a identidade visual do SIMCOM é de acordo com a temática “Moda e Comunicação”, com figuras e itens do mundo da moda, como vestidos e desenhos no estilo croqui. As cores são, principalmente, rosa, preto e branco.

Acompanhe o evento através do site: Início | SIMCOM 2023, nele tem as redes sociais do evento.