15 dicas para a nota mil na redação do Enem

 Texto e arte:

Joilson Barros

Gustavo Vale

Cristiane Miranda

 

Segundo o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão confirmados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 5.783.357 inscritos para fazer a prova em 2021. Nessa edição, o Enem contará com provas impressas e digitais. No Maranhão o total de inscritos foram 238. 237, sendo 236.797 inscritos para o Enem Impresso e 1.440 para o Enem Digital.

No entanto, pensar no Enem remete de imediato a redação. Essa área é um medo para muitos vestibulandos. Segundo o portal do Inep, o tema da redação do Enem em 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, e nessa última edição apenas 53 pessoas alcançaram a nota máxima da redação. Das 53 redações com nota mil, um participante é do Maranhão.Não foi diferente da última edição do Enem de 2018. De acordo com o Inep, 55 redações alcançaram a nota máxima. E apenas um dos participantes era do Estado do Maranhão.

Tendo em vista as duas últimas edições do Enem, optou-se em entrar em contato com os dois participantes maranhenses com nota mil. John Werberth, 29 anos, alcançou a nota máxima nessa última edição (2019), ele é professor de Língua Portuguesa e Redação no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, (IEMA), da Unidade Plena de Pindaré-Mirim- MA. Ele explica que a nota máxima deu-se nas correçõesdas redações de seus alunos. O professor John, faz uma observação para aqueles que desejam tirar uma nota boa, “Na redação, você tem que começar a perder o medo de escrever, fazendo 3 ou 2 vezes um mesmo tema para fazer uma comparação das ideias”. Mas, para perder o medo, ele diz que é preciso ter foco, dedicação e treino.

David Klinsman Santos, 22 anos, é estudante de medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz, alcançou a nota máxima na redação na edição Enem 2018. Ele diz que alcançar anota máxima não foi um caminho fácil, mas com muito empenho e esforço é possível chegar lá,“Difícil não significa impossível. Significa que você precisará destinar maiores esforços para aquilo”, pontua o estudante.

O professor John e o estudante David, listam 15 dicas para os estudantes maranhenses que almejam alcançar uma nota alta na redação do Enem e até mesmo conseguir o tão sonhado mil.

 

Dica 1- Perder o Medo

Segundo John, o vestibulando não pode encarar a redação como algo de sete cabeças, uma vez que se torna algo simples com bastante treino. Ele ainda faz questão de lembrar a partir de que momento deve começar os treinos, “A preparação para o Enem começa quando a prova termina, de um ano para outro”.

 

Dica 2- Ser atualizado

É preciso ficar antenado na mídia sobre os acontecimentos do dia a dia que ocorrem ao nosso redor e até mesmo no mundo. Fazendo isso, o vestibulando fica atualizado e não será pego de surpresa na hora da prova, já que isso facilitará o seu desenvolvimento de ideias.

Dica 3- Conhecer Filósofos e Sociólogos

É preciso conhecer alguns filósofos e sociólogos para citar os seus pensamentos, uma vez que o modelo da prova é dissertativo- argumentativo. Então, para ter um bom embasamento é preciso ler livros de sociologia e filosofia. Nas palavras do professor John, “geralmente, um pensamento dito por eles se encaixa em qualquer tema”.

Dicas 4- Usar sinônimos

Uma das competências da redação é o domínio da escrita formal, no entanto, nada de gírias ou bastante palavras repetidas. Faz-se necessário estudar um pouquinho sobre sinônimos e isso trará segurança ao escrever.

Dica 5- Treinar em um papel de 30 linhas

Se faz necessário treinar em um papel parecido ao da prova do Enem, porque você treina a distribuição dos parágrafos e a distribuição das linhas para cada parágrafo. E isso vai trazer uma ideia de começo, meio e fim.

Dica 6- Praticar a introdução

Essa é a parte mais importante do texto, pois é nela que se colocará tudo o que vai ser desenvolvida nos próximos parágrafos. Precisa ser coerente.

Dica 7- Seja o corretor da sua redação

Quando terminar de escrever, leia uma vez e releia novamente para ter a ideia de como a outra pessoa pode interpretar aquilo que você quis passar em seu texto.

Dica 8- Evite palavras difíceis

É preciso se desfazer da ideia de que usando palavras difíceis você vai ter vantagem, pois a vezes as pessoas colocam palavras difíceis que nem elas mesmo sabem o significado. Então, quanto mais objetivo (sem enrolação), melhor.

Dica 9- Todo tema é um problema

Todo tema de redação será um problema que precisará resolver. A competência 5 fala que é preciso elaborar uma proposta de intervenção. Na conclusão do texto, é preciso, então, ter sempre duas de formas de resolver esse problema.

Dica 10- Letras legível

Os corretores precisam ler muitas redações, então, escreva de uma forma que o corretor possa entender o que você escreveu, para isso uma letra legível ajuda muito.

Dica 11- Estudar a gramática

Muitos estudantes negligenciam o estudo desta disciplina. Contudo, ela é fundamental para a primeira competência no texto e, sozinha, vale 200 pontos. Então, não a negligencie.

Dica 12- Tenha um bom repertório sociocultural

Você precisa comprar um caderno ou caderneta só para registrar informações que você vai observando em livros, reportagens, filmes, músicas e outros, que podem ser utilizados em um possível texto como formas de contexto. Você vai anotando e lendo o que foi anotado ao longo do ano no caderno. Você vai aprender 80% do que está ali, tendo uma boa bagagem de repertórios.

Dica 13-Pratique a redação levando em conta o tempo

Cronometre seu tempo sempre, pois uma das coisas que mais pegam aos estudantes é não conseguir administrar bem o tempo de prova e isso prejudica a qualidade do desempenho. Pois, além da redação existe as perguntas para serem resolvidas. Então treine, mas já o faça com a preocupação em relação ao tempo.

Dica 14- – Estudar os mecanismos linguísticos

Aqui entram os estudos de coesão. Estude conectivos que podem ser utilizados para introduzir uma ideia, finalizá-la, discordá-la e etc. O estudo de mecanismos linguísticos permite explorar uma vasta utilização de elementos que não se repetem e servem para manter a progressão das ideias discutidas.

Dica 15- Lazer

Intercale seus afazeres e obrigações com pequenos tempos de lazer. Isso ajuda a diminuir a tensão e o cansaço. Estudar é muito desgastante e diluir o tempo do estudo com pequenos momentos de distração e prazer, ajuda a continuar firme e minorar a fadiga.