Livros a baixo custo no 16º Salimp incentivam a leitura

Com o intuito de impulsionar o mercado literário da região tocantina e de habituar os jovens e adultos a leitura, o 16º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) oferece uma diversidade de livros a baixo custo.  São livros de R$ 2 a R$ 15 reais, que abordam desde literatura infantil a livros acadêmicos.

Essa é uma maneira de incentivar a leitura e desconstruir a ideia que livros são artigos de luxo. O expositor e proprietário de um dos estandes com preços a baixo custo, Alexandre Oliveira, declarou que o intuito da sua empresa é oportunizar que todas as pessoas tenham acesso aos livros. “A nossa empresa tem o intuito de levar cultura e livros a todas as pessoas, por isso oferecemos preço mais acessíveis em todas as feiras literárias que participamos”, Alexandre. Ele ainda destaca que participa há três anos do Salimp e foi um dos primeiros a oferecer um estande em que todos os livros custam R$ 10.

Além disso, Imperatriz é  a segunda maior cidade do estado do Maranhão, entretanto, tem poucas livrarias e sebos, no total são duas livrarias com literatura diversificada as demais são de literatura cristã e apenas dois sebos que não possuem um acervo atualizado. Fora que as livrarias  possuem um acervo limitado, o que dificulta o acesso a alguns livros.  A estudante de 11 anos, Sara Cristina, disse que o Salimp é um oportunidade de encontrar os livros que dificilmente ela encontra na cidade. “Muitas vezes nas livrarias da cidade os livros são mais caros ou às vezes nem tem, mas todo ano no Salimp procuro esses os livros que tenho interesse e não acho na cidade”, disse Sara Cristina.

A estudante de pedagogia, Tália Figueredo, também ressaltou essa falta de livrarias na cidade e falou das estratégias que usa para fugir disto. “Às vezes é muito difícil encontra o livro que queremos nas livrarias da cidade, aí tento comprar pela internet, mas o custo do frete é muito caro e isto desmotiva um pouco a gente, por isso todos os anos venho na feira do livro fazer uma garimpada nesses estandes de R$10 a R$15 reais”, manifesta a estudante.

Para professora da rede pública de ensino, Jane Silva, ter essa grande quantidade de livros a baixo custo é uma maneira de incentivar a leitura dos jovens, oferecendo livros diversos, de qualidade e com preço acessível para todos.

O 16º Salão do Livro de Imperatriz acontece entre os dias 27 de Setembro e 6 de Outubro, no Centro de Convenções de Imperatriz, localizado na rua Hermes da Fonseca, s/n, Centro.  Para saber mais informações sobre o evento e as atividades promovidas, acesse o site oficial do Salimp: https://www.salimp.com.br/ .

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]