Maior parte do eleitorado MA já pode votar com a biometria

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.14″ text_orientation=”justified”]

O estado do Maranhão já tem quase 75% dos eleitores aptos a votar cadastrados com biometria, é o que indicam os dados do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.  No Maranhão, já são mais de 90 cidades com 99% do eleitorado cadastrado, entre essas cidades está Imperatriz.

A implementação do Programa de Identificação Biométrica teve inicio em 2008, utilizando-se da tecnologia para reconhecimento individual do eleitor, baseada em dados biométricos. Segundo o TSE, o objetivo foi implantar em âmbito nacional a identificação da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

Nas eleições de 2016, nacionalmente estavam aptos a votar, 46.305.957 eleitores por meio da identificação biométrica (32,13% do eleitorado total de 144.088.912) em 1.541 municípios (27,67% do total, de 5.568).

A estudante Maria Eduarda (21), que vai participar das eleições pela segunda vez, fala sobre o sentimento de segurança que a identificação biométrica proporciona para os eleitores. “Acredito que o nosso voto esteja mais seguro com esse novo sistema, pois as nossas impressões digitais são únicas e não podem ser forjadas”, afirma.

A expectativa da Justiça Eleitoral é concluir o cadastramento biométrico de eleitores de todo o território nacional até 2022.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]