Homem pardo e casado, esse é o perfil dos candidatos do Maranhão

O perfil dos candidatos do Maranhão que concorrem aos cargos das eleições 2018 são homens pardos e casados, com idade entre 40 e 44 anos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 529 pessoas do sexo masculino disputando as vagas,o que corresponde a 66,46%. A função mais disputada é a de deputado estadual com 139 homens concorrendo para os 42 cargos disponíveis para o Estado.

Fonte: TSE

Além disso, outra característica dos governamentais é o grau de instrução de nível superior, onde 260 homens possuem o diploma. A profissão da maioria dos candidatos foi declarada como “empresário”, com 75 concorrentes, seguido da ocupação “outro”, com 67 trabalhadores.

Já as mulheres, são 267 candidatas concorrendo aos cargos públicos, representando a taxa de 33,54% do total. A faixa etária do sexo feminino é maior que a média masculina, a idade encontra-se entre 45 e 49 anos. A maioria das candidatas é casada e de cor branca, e também possuem o diploma. Ao contrário do sexo oposto, o emprego da maior parte das mulheres foi declarado como “outros”, com 62 trabalhadoras, seguida da função de “dona de casa”, com 26 pessoas.

No entanto, essas estatísticas vão de encontro à realidade do Estado. De acordo com o IBGE, a população maranhense é majoritariamente do sexo feminino, onde corresponde a uma taxa de 51%, cerca de 3.3 milhões de mulheres. Segundo o TSE, os dados do eleitorado do Maranhão condizem com tais números, são 2.3 milhões de mulheres aptas para votarem, o que representa 52% dos eleitores votantes. O sexo masculino possui a taxa de 47,9% do eleitorado, o que significa 3.2 milhões de homens aptos para votarem.