Antes de ir para urna conheça o número de candidatos que irá representar seu Estado

Foto: Internet

Para cada unidade da federação existe um número de candidatos que irão representar seu estado. Este ano no Maranhão 213 candidatos disputam uma vaga para deputado federal, 535 a deputado estadual, 6 para governador e 11 a senador. Os representantes para estas vagas são eleitos para cumprir um mandato de quatro anos (exceto Senador, que possui mandato de oito anos).

As esferas do poder

A Câmara dos Deputados é sediada em Brasília-DF, constituída de 513 deputados federais, e suas vagas são ocupadas, por representantes eleitos com o voto direto da população. As vagas são distribuídas conforme a proporção da população dos Estados e do Distrito Federal, e a cada eleição no ano anterior é feita uma nova contagem para permitir uma redistribuição das vagas caso algum estado tenha aumentado ou reduzido o número de habitantes. Por causa deste critério o Maranhão atualmente conta com um total de 18 deputados na câmara dos deputados e o estado de São Paulo, mais populoso,  possui 70. Na esfera estadual a Assembléia Legislativa do Maranhão, com sede em São Luís-MA, possui 42 vagas para os candidatos eleitos. O Senado Federal possui 81 senadores, e o Maranhão tem a mesma quantidade de representantes que os demais estados, que são de três senadores cada.

O voto é a responsabilidade mais elevada da condição de pleno exercício da cidadania, e por esta razão, o Tribunal Superior Eleitoral está trabalhando com uma campanha de voto consciente para o pleito de 2018 através de filmes para veiculação na TV e internet, cartaz, posts para redes sociais e spot para rádio.

Novo app e-Título irá permitir votar sem outros documentos. Foto: TSE

Nesta eleição o eleitor ainda vai contar com mais uma comodidade para não deixar de exercer a sua cidadania: o título eleitoral na tela do smartphone. O aplicativo dispensa o uso de outros documentos na hora de ir votar. O app e-Título está disponível para download na Play Store para android e na App Store para Iphone.