Imperatriz vai sediar primeira escola de kart do Maranhão

Texto de Aline Castro

Fotos de Leonardo Rodrigues

A cidade de Imperatriz vai sediar a primeira Escola Brasileira de Kart (EBK) do Maranhão. O projeto da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) tem como principal objetivo incentivar a entrada de novos pilotos no kartismo nacional. A unidade de Imperatriz já foi aprovada pela CBA e a previsão para inauguração é no início do mês de novembro.

Imperatriz vai ser a primeira cidade do Estado a oferecer o curso

O Maranhão é um dos cinco estados que possuem uma unidade da EBK, ao lado de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Bahia. Todas elas seguem aos requisitos básicos para instalação de cada escola: sala de aula para atividades teóricas, mínimo de cinco karts da categoria cadete, professores, monitores e equipamento de segurança para os competidores.

Aulas na cidade vão incluir todo o equipamento

Segundo o presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (Faem), Giovanni Guerra, todo o material didático será fornecido pela escola e o curso será baseado em quatro módulos, nos quais os alunos receberão as primeiras noções básicas do automobilismo, assim como normas de trânsito como um todo. Nas aulas os pilotos serão submetidos ao aprendizado de bandeiras, regras do esporte, noções do funcionamento do kart, motor, carburador, equipamentos de segurança pessoal, entre outros, e no final do curso o aluno receberá uma carteira de piloto, com a qual poderão participar de competições nacionais.

A unidade maranhense funcionará no Kartódromo de Imperatriz que fica localizado na rodovia Belém-Brasília (BR) e receberá alunos com a partir de seis anos de idade. “Acredito muito no potencial dos nossos futuros pilotos e é preciso apoio para que eles tenham as melhores oportunidades e se destaquem, e que também possamos mostrar a seriedade do esporte para o nosso país”, frisa Guerra.

Mais informações podem ser obtidas no site da EBK (http://www.cba-ebk.org.br/escola-brasileira-de-kart-traz-novos-talentos-para-as-pistas/) ou no próprio Kartódromo da cidade.