O que estudar a 10 dias da prova do Enem?

Ansiedade, nervosismo, indecisão. Esses são alguns dos sentimentos característicos dos estudantes que se preparam para a edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que neste ano será aplicado nos dias 04 e 11 de novembro.

Criado em 1998, o exame já passou por diversas transformações e atualmente é a principal forma de ingresso para quem deseja estudar em uma universidade pública, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em uma faculdade privada, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

A 10 dias do início das provas, a recomendação de professores é  fazer a revisão dos temas que mais costumam cair em cada uma das áreas de aprendizagem, além de focar em temas atuais que costumam ser abordados nos enunciados das questões, além da Redação.

Confira abaixo as dicas de quais temas são mais prováveis de serem abordados na prova:

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Língua Portuguesa

Variação linguística. Devido ao fato de a língua portuguesa ser o idioma oficial em todo o território nacional, há inúmeras influências culturais, sociais e regionais que resultam em aspectos de variação linguística. Reconhecer a importância desses fenômenos é fundamental para o entendimento da riqueza de nossa língua.

Espanhol

Variação linguística. O aluno precisa saber que não há espanhol mais certo ou mais errado. Existe uma língua com diferentes variações linguísticas, ou seja, diferentes acentos.
Análise de nexos linguísticos em relação ao contexto. É necessário saber o papel dos nexos não somente para o desenrolar do texto, mas também qual é o seu papel. Normalmente, aparecem perguntas sobre nexos e as suas relações sintático-semânticas.

Inglês

Diferentes gêneros textuais. O foco das questões frequentemente é a intenção/objetivo de cada texto. Portanto, é importante lembrar que a intenção de um texto está fortemente ancorada ao seu gênero. Em outras palavras, notícias informam; histórias narram eventos; charges fazem críticas ou provocam riso; poesias nos fazem sentir; propagandas tentam nos convencer etc. Ao levar isso em conta, o candidato deve se sair bem.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Biologia

Metabolismo energético. Fotossintese, respiração celular ou fermentação são os processos que mantêm a vida. É dessa forma que a energia é transmitida entre os organismos vivos. São temas que sempre aparecem.

Potência e energia mecânica.

Pilhas e eletrólise.
Estequiometria. Reação consecutiva, rendimento e pureza.
Química orgânica. Funções e suas características e isometria espacial

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Geografia

Impactos ambientais. Esses temas aparecem geralmente ligados a desmatamento e erosão no Brasil. Foram cobrados em todas as provas.

Feudalismo e Revolução Industrial.
2º Reinado (escravidão e imigração)
Brasil República (Era Vargas, Ditadura e Nova República). Podem ser cobrados a partir de análises de textos teóricos ou de época, além da interpretação de imagens.

Filosofia

Filosofia Antiga. Todos os anos, especialmente desde a reconfiguração do Enem, sempre aparece um ou mais filósofos do período pré-socrático, Platão e Aristóteles.

Sociologia

Desigualdades sociais, econômicas e de gênero. Temas constantes em praticamente todas as edições do Enem, podem aparecer pelo viés sociológico, histórico e até geográfico.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Matemática

Razão, proporção e função afim. Estão entre os conteúdos mais frequentes na prova, assim como geometria plana e espacial, em que se cobram, por exemplo, áreas e volumes.

Fonte: GaúchaZH

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]