A burocracia costuma atrapalhar ou adiar um pouquinho as nossas jornadas ao redor do mundo. Se você está com pouco tempo ou pouca grana para se planejar, te damos uma forcinha mostrando países onde não é exigido passaporte para viajar.  Mas, antes de fazer as malas, saiba que, segundo o Itamaraty o RG precisa antes de mais nada estar em bom estado de conservação, ter até 10 anos de emissão, o que significa que a fotografia precisa estar em dia. Caso a sua aparência física tenha mudado muito, mesmo que seja nos últimos 5 anos, é recomendado atualizar seu documento para evitar futuros problemas  de identificação.  Lembrando que a carteira de motorista não é aceita. Feito isso, boa viagem.

1 - Argentina

A cidade da Evita

A terra do tango, do churrasco, de Gardel e Maradona tem muito a oferecer. Buenos Aires é um destino querido pelos brasileiros: uma cidade grande, cosmopolita, com excelente restaurantes e muitas ruas para percorrer. Mas se você quer ver geleiras, pode ir até o sul do país e conhecer a região da Patagônia. É lá que fica Bariloche, cidade com uma popular estação de esqui. Mais para o centro, na divisa com o Chile, Mendoza é o lugar para beber excelentes vinhos e visitar vinícolas de sonho. No norte, a região de Jujuy tem paisagens desérticas inesquecíveis.

2- Chile

A maior piscina do mundo está no Chile

Vizinho da Argentina, esse país que não faz fronteira com o Brasil também oferece muitas opções para quem ama viajar. A Patagônia Chilena tem o Parque Nacional de Torres del Paine, uma região com montanhas cobertas de neve e gelo e destino ideal para aventureiros que curtem acampar. Santiago oferece todas as opções da cidade grande, e lá você pode comer a centolla, caranguejo gigante que cresce em águas frias. No norte, o deserto do Atacama tem paisagens de outro mundo.

 

3- Uruguai

O Uruguai tem o carnaval mais longo do mundo

Sossego e doce de leite: duas coisas que o Uruguai pode oferecer a você sem o menor esforço. O pequeno país que faz divisa com o Rio Grande do Sul é conhecido por seus imensos pastos, boa carne e tranqüilidade. Montevidéu, à beira do Rio da Prata, tem um Mercado Municipal repleto de delícias e ruas que ainda lembram cidades do interior. Colônia del Sacramento, próxima à capital, é um recanto a beira rio que te transporta para o passado. Mais para o sul, Punta del Leste é badaladíssima no verão, assim como a praia de Jose Ignácio. Os aventureiros vão gostar ainda mais de Cabo Polônio, cidade a beira-mar sem energia elétrica e cheia de lobos marinhos. Melhor ir no inverno.

4- Peru

O Peru tem a maior comunidade chinesa da América Latina

Pensou no Peru, você logo pensa em Machu Picchu? OK, não vamos te culpar: a cidade perdida dos incas merece toda a fama que tem, com suas ruínas muito bem conservadas. Dá para chegar lá da maneira tradicional, com o trem atéÁguas Calientes e depois um ônibus. Mas você também pode fazer a Trilha Inca, em uma caminhada de 4 dias a partir de Águas Calientes. Além de Machu Picchu, o Peru tem muito mais a oferecer. A capital Lima tem alguns dos restaurantes mais premiados da América do Sul – a culinária peruana é maravilhosa! Ainda há Parques Nacionais nos Andes que valem a visita.

5- Colômbia

O café colombiano é um dos mais apreciados em todo o mundo

Quer ir para o Caribe, mas está sem passaporte? A Colômbia é seu destino perfeito, então! O litoral norte do país, onde fica Cartagena de Índias e Santa Marta é banhado pelas águas claras e mornas do Mar do Caribe. Santa Marta, aliás, é um lindo destino muito peculiar: você vai das montanhas nevadas até o mar do Caribe em poucas horas. A capital, Bogotá, oferece um clima ameno e a deliciosa culinária colombiana: coma todas as arepas e patacones que puder! E não deixe de experimentar a surpreendente limonada de coco.

 

6- Equador

A ave símbolo do país é o condor andino

Esse país vai muito além da famosa linha que divide nosso planetinha em duas metades. A capital, Quito, é rodeada de vulcões andinos, o que garante um belo visual. Você pode escolher explorar o centro histórico da cidade, ou cidades charmosas como Cuenca e Loja. O país ainda guarda o importante arquipélago de Galápagos, onde Charles Darwin realizou importantes descobertas para a ciência.

7- Bolívia

La Paz é considerada a capital mais alta do mundo

A Bolívia é um hit entre os mochileiros brasileiros. Com uma infraestrutura pouco desenvolvida, é um país de poucos luxos, mas com paisagens lindas e ainda selvagens. O Salar de Uyuni, uma das maiores atrações do país é o maior deserto de sal do mundo. Absurdamente lindo, e garante fotos de tirar o fôlego. O Lago Titicaca, maior da América do Sul, também guarda segredos como a Isla del Sol. Outras cidades que valem a visita são La Paz, Potosí e Oruro.

8- Paraguai

A moeda oficial do país também é chamada de guarani

O Paraguai, nosso vizinho é bastante famoso no Brasil por ser um paraíso de compras baratas e às vezes de procedência duvidosa. É sim verdade que Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, oferece opções de compras mais em conta do que o Brasil. E existem lojas, como a SAX e a Monalisa, que tem produtos de excelente qualidade. Mas o Paraguai vai bem além disso: parques nacionais, ruínas arqueológicas e museus valem a visita.

9- Venezuela

Na Venezuela é verão todo dia

Quer ir para o Caribe, mas está sem passaporte? A Colômbia é seu destino perfeito, então! O litoral norte do país, onde fica Cartagena de Índias e Santa Marta é banhado pelas águas claras e mornas do Mar do Caribe. Santa Marta, aliás, é um lindo destino muito peculiar: você vai das montanhas nevadas até o mar do Caribe em poucas horas. A capital, Bogotá, oferece um clima ameno e a deliciosa culinária colombiana: coma todas as arepas e patacones que puder! E não deixe de experimentar a surpreendente limonada de coco.