De acordo com o IBGE, no Brasil, 44,3% dos 65 milhões de residências tem pelo menos um cachorro e 17,7% um gato. Entretanto, apenas 24% adotaram seus cães. Enquanto isso, milhares de animais abandonados pelos seus donos são sacrificados em centros de zoonose no intuito de controle da população canina e felina. Uma alternativa humanitária e eficaz na diminuição do sofrimento do animal é a adoção.

Acompanhe abaixo cinco motivos para você optar pela adoção de um animal de estimação:

1. Ajuda na causa contra o abandono de animais

Cerca de 30 milhões de animais são abandonados no Brasil, afirma Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria são cachorros, 20 milhões, e gatos 10 milhões. Essa realidade pode ser vista diariamente na página do Grupo de Proteção aos Animais de Imperatriz (GPAI) do Facebook, onde sempre publicam e atualizam a situação dos animais que foram resgatados, posteriormente são disponibilizados para a adoção.

2. Apoio ao fim do comércio ilegal de animais

“Gente, assisti hoje um filme de terror. Tô em choque até agora. 135 cães das raças lhasa apso, yorkshire e outras, sendo torturados em um canil certificado. Todos explorados até a morte para reprodução e venda dos filhotes”, relata a ativista da defesa dos direitos dos animais, Luisa Mell em sua conta do Instagram.

Ao comprar um filhote você nem sempre sabe a origem dele, não há como confirmar se a mãe está em um local apropriado e recebendo os devidos cuidados, assim como a situação do filhote que está à venda. Ademais, o comprador estará apoiando a fábrica de animais. Por via das dúvidas, optar pela adoção é a melhor atitude.

3. Dar um lar e carinho ao animal que possivelmente sofreu maus-tratos

“Esta linda mocinha foi jogada na chuva de hoje sem dó e nem piedade. Foi arremessada na lama com muita força e logo começaram os gritos de dor e desespero dela. Foi acolhida, mas não pode ficar com a pessoa que acolheu por muito tempo, pois a mesma vai viajar […].Quem quiser adotar essa linda vira latinha legítima é só entrar em contato com a página.”

Esse caso é um entre milhares que acontecem no país, felizmente alguns animais são resgatados e através da adoção responsável conseguem receber o tratamento que merecem.

4. Facilidade em encontrar animais disponíveis para adoção

Ao acessar páginas do Facebook destinadas a proteção dos animais, como o Grupo de Proteção aos Animais de Imperatriz (GPAI) e a Sociedade de Apoio e Resgate aos Animais de Imperatriz – MA (SARAI), é possível perceber a grande quantidade de animais que estão prontos para a adoção. Encontrar cachorros e gatos sem donos não é um exercício difícil, basta dar um circulada pelas ruas da cidade.

5. Eles irão te agradecer

Ter pet em casa traz benefícios para saúde humana como: redução do estresse, diminuição da depressão, redução de doenças do coração, diminuição do risco de AVC, segundo pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Nova York. Com toda certeza, ao ser adotado o animal irá retribuir seu ato de amor tornando-se seu companheiro até o final da curta vida dele.