Agendamento eletrônico não impede filas de espera em Sine Municipal

Texto e fotos de Ana Karla de Sousa Silva.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), da Prefeitura Municipal de Imperatriz, atende a população que necessita dar entrada no seguro-desemprego por meio de agendamento eletrônico. Os interessados no seguro devem agendar o horário pelo sistema, o que ocasiona semanas de espera para o atendimento presencial. “Esse negócio de agendamento demora muito, eu agendei tem duas semanas e só vou ser atendida hoje”, reclama a desempregada Franciele Antunes.

Agendamento virtual não impede demora no atendimento e filas no Sine

O sistema de agendamento foi implantado em julho de 2017 no Sine Municipal de Imperatriz, e este é o único do Brasil que trabalha com agendamento eletrônico, e mesmo assim as filas persistem para quem precisa do serviço. Diariamente são atendidas no local 100 pessoas, 50 vagas para os que já realizaram o agendamento eletrônico para dar entrada no seguro-desemprego e 50 para atendimentos de intermediação de mão-de-obra.

O dia do atendimento presencial é escolhido pelo sistema na hora da efetuação do agendamento no site. “O atendimento presencial é por ordem de horário do agendamento no sistema. A pessoa tem até 120 dias após ficar desempregada para dar entrada no seguro. Na hora da triagem e verificação dos documentos é analisado se está próximo de completar os 120 dias. Quando falta poucos dias, a pessoa tem prioridade no atendimento para não ser prejudicada e perder o seu benefício”, esclarece a diretora do Sine, Camila Gomes da Silva.

A migração para o sistema de agendamento eletrônico tem como objetivo facilitar a vida dos trabalhadores. “Muitas pessoas não têm a disponibilidade de se dirigir até o Sine para realizar o agendamento, por isso o agendamento eletrônico facilita a vida do trabalhador que não tem tempo de vim até aqui. O agendamento pode ser feito tanto eletrônico como presencial para as pessoas que não tem tempo e acesso facilitado a internet em suas casas”, explica a diretora Camila.

Municípios vizinhos

Além da população de Imperatriz, o Sine também atende pessoas de cidades vizinhas.  “Eu sou de Paragominas, aí no meu caso não tenho muita pressa para o atendimento, porque vou ficar na cidade seis meses, então aproveitei para dar entrada no seguro. Só vim e fiz o agendamento aqui mesmo no Sine semana passada, aí hoje estou aqui esperando o atendimento”, relata a desempregada Maria das Graças.

As pessoas de outros municípios que veem até Imperatriz para dar entrada no seguro-desemprego, mesmo não tendo realizado o agendamento anteriormente, tem prioridade no atendimento, devido as dificuldades de locomoção até Imperatriz. “Levamos em conta as dificuldades de locomoção das pessoas de outros municípios para chegarem até aqui. Quando elas chegam até nós, explicamos que, mesmo sem o agendamento, faremos o atendimento, mas antes, temos que atender os que já realizaram o agendamento. Todos são atendidos, damos prioridade independentemente de estar agendado ou não”, esclarece a diretora Camila.

Saiba mais

O seguro-desemprego é um benefício de assistência financeira temporária, oferecido ao trabalhador que ficou desempregado. Ao solicitar o benefício pela primeira vez, será necessário que a pessoa tenha trabalhado com carteira assinada por 12 meses consecutivos antes da demissão. Caso seja a segunda vez, serão necessários pelo menos nove meses de carteira assinada no último emprego. E, em caso de terceira vez, serão necessários seis meses de carteira assinada.

Para solicitar o seguro presencialmente no Sine é indispensável a apresentação do CPF, Guia de Requerimento do Seguro-Desemprego, Comunicado de Dispensa, Carteira de Trabalho, documento de identificação com foto, Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e Comprovante de FGTS.

O agendamento está disponível através do Portal da Prefeitura, no endereço http://www.imperatriz.ma.gov.br/pmi/sine/agendamento. Para realizar o agendamento o trabalhador interessado deve preencher o formulário que lhe garante atendimento com dia e hora marcada. Demais informações podem ser obtidas diretamente na unidade do Sine, na Rua Coriolano Milhomem, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia, das 08 horas às 14 horas, de segunda-feira à sexta-feira.