Leia e devolva: projeto de biblioteca ecológica oferece 70 livros e locação sem custo

Texto e fotos de Emerson Falcao

Proposta é incentivar a leitura e a responsabilidade

Um projeto dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de Imperatriz, se propõe a incentivar a leitura ofertando uma variedade de livros para empréstimo, sem custo algum, basta escolher a obra, levar para casa e ler. O comprometimento com a devolução é parte do projeto, já que não há penalidades ou cobranças.

A experiência recebeu o nome de Geladeiroteca e se propõe a ser uma biblioteca alternativa e ecológica, já que os livros são frutos de doação. A iniciativa faz parte de um projeto social e educacional da disciplina Filosofia da Ciência. A iniciativa visa proporcionar inicialmente aos estudantes do campus centro acesso gratuito à leitura.

A geladeiroteca é um projeto de concepção ecologicamente correto e utilizou-se de uma geladeira que não servia para uso habitual e que facilmente seria descartada na natureza para ser morada do saber. Contando com mais de 70 exemplares, o acervo nela contido é variado e também obedece a ideia de reaproveitamento, pois eles são fruto de doações. A carcaça velha recebeu uma customização com as caricaturas dos escritores Paulo Freire e José Saramago, a fim de aproximar e inspirar cada leitor que tiver acesso ao projeto.

A iniciativa criativa dos acadêmicos é coordenada pela professora Celnia Costa, do curso Ciências de Contábeis. Para a acadêmica do curso de Comunicação Social, Ariel Santos, a proposta é muito interessante. “Estilizar uma geladeira que não funciona e fazer dela um espaço de morada para o conhecimento é sensacional. Sem falar que as literaturas disponibilizadas na Geladeiroteca não tem custo”, destaca a estudante.

Qualquer pessoa pode escolher um livro e levar para casa na forma de empréstimo. Na reponsabilidade de quando terminar a leitura, devolvê-lo para geladeiroteca. Assim como qualquer pessoa pode fazer o deposito de livros na geladeira.