Com prédio da UFMA interditado, acadêmicos de Direito e Contábeis improvisam aulas em escola

Com o futuro indefinido desde que o prédio de madeira no campus da UFMA no Centro da cidade foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, os alunos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da instituição estão tendo aulas no Centro de Ensino Graça Aranha. A interdição das 14 salas de aula ocorreu no início de 2017 por conta de danos na estrutura.

Alunos da UFMA improvisam aulas na escola Graça Aranha

De acordo com o diretor da UFMA em Imperatriz, Daniel Costa, inicialmente o intuito era que os cursos fossem transferidos para o campus Bom Jesus, onde, segundo ele, haveria salas disponíveis para atender todas as turmas. Porém a maioria dos alunos e professores decidiu escolher outra localização no centro da cidade para facilitar o trajeto dos alunos, já que são cursos noturnos.

Então, uma parceria da universidade e com a Unidade Regional de Educação (URE) acertou a permanência temporária dos alunos por dois semestres. A escola dispõe de dois pavilhões com 18 salas de aula no total, cantina, banheiros, centrais de ar e vigilante durante o funcionamento das aulas à noite.

Pensando no fim dos dois semestres, um corpo estudantil foi criado cujo objetivo é buscar apoio e levantar verba para a reforma. “O que sabemos até o momento é que o prédio não apresenta risco para quem os utilize. Na verdade, as salas de madeira precisam é de uma reforma, inclusive foi formado um corpo estudantil justamente para isso para tentar evitar a transferência dos cursos para o campus Bom Jesus”, diz a aluna Denise Costa do 2º período de Ciências Contábeis e membro do corpo estudantil.

As reuniões sobre o caso já tiveram início, mas nada decidido. “Começamos a discutir sobre isso, porém, nada solucionado. Depois do término de concessão, haverá uma nova reunião para discutir sobre o novo local de aula. Por enquanto, ainda não possui planejamento para retorno ao campus Centro por conta de não existir projeto sobre isso, então não é possível dizer se terá reforma, demolição ou uma nova construção no lugar”, diz o diretor geral de ensino Daniel Costa.

No momento a universidade dispõe ao todo de nove cursos de graduação com níveis de bacharelado e licenciatura. O curso de Direito conta com 433 alunos e o do Ciências Contábeis com 287 alunos.